Chuseok – ‘O Dia de Ação de Graças Coreano’

por Girl Group Stan
Publicado: Última Atualização: 0 comentário 3,3Mil visualizações

Chuseok (추석) – Um dos maiores e mais comemorados feriados da Coréia do Sul.

Chuseok (em coreano: 추석), originalmente conhecido como Hangawi (한가위) (“grande meio“), é um festival de colheita e um feriado de três dias na Coréia do Sul , celebrado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. Como muitos outros festivais de colheita, acontece por volta do equinócio de outono. Como uma celebração da boa colheita, os coreanos visitam as cidades natais de seus ancestrais e dividem um banquete de comida tradicional coreana, como o 송편 – songpyeon [ver tópico ”comida” abaixo].

Chuseok é um dos maiores e mais comemorados feriados da Coréia do Sul. Este feriado é um momento de felicidade e reconectividade, quando as famílias se reúnem, conversam e celebram grandes festas.

A principal razão para o Chuseok na Coréia do Sul é homenagear ancestrais e parentes falecidos, mas o feriado também serve para manter a família unida em um momento em que o trabalho e outras obrigações podem separar as pessoas.

Tradicionalmente, Chuseok também permite que os sul-coreanos comemorem a colheita do outono após uma temporada de trabalho duro, e por isso ele é realizado no 15º dia do 8º mês no calendário lunar, ou no equinócio do outono. O Chuseok 2019 é comemorado na sexta-feira, 13 de setembro de 2019. Esta comemoração dura 3 dias, portanto, embora Chuseok seja comemorado no dia 13, o dia anterior e o seguinte são também considerados feriados na Coréia do Sul.

• Tradições

Chuseok é um feriado amplamente centrado na cultura e na história da Coréia do Sul. Por esse motivo, muitas famílias sul-coreanas honrarão as tradições que lhes permitirão se reconectar às raízes da família.

• Visita as casas ancestrais

Muitos sul-coreanos são muito meticulosos quando se trata de saber de onde vem sua herança. Aqueles que sabem onde a família se originou podem visitar a vila de seus ancestrais. Isso permite que os sul-coreanos respeitem aqueles que vieram antes deles enquanto desfrutam de uma viagem de férias com os membros da família.

• Charye (차례)

No dia de Chuseok, é necessário homenagear os antepassados ​​pelas oportunidades que surgiram ao longo do ano. O Charye é um dos rituais memoriais mais importantes a serem realizados. Realizada pela manhã, a cerimônia de Charye consiste em colocar vários alimentos de tributo em um arranjo sobre uma mesa antes de fazer uma boa oração. Em geral, o arroz é colocado no extremo norte da mesa, frutas e legumes no extremo sul, carne no extremo oeste e bolos e bebidas de arroz no extremo leste. O ritual de Charye honra as últimas quatro gerações e apela à proteção de seus espíritos para o futuro.

• Seongmyo (성묘)

Além de visitar os lares ancestrais e respeitar os rituais, também é uma tradição honrar os ancestrais visitando sepulturas ou urnas. O povo sul-coreano costuma dizer algumas palavras para prestar respeito ao espírito de seus parentes falecidos. Também é comum deixar uma homenagem como comida ou vinho.

• Beolcho (벌초)

Enquanto visitam sepulturas durante o seongmyo, os sul-coreanos limpam as lápides e a área ao redor da sepultura através de um processo conhecido como beolcho. Durante o beolcho, as pessoas podem arrancar ervas daninhas, plantar flores, tirar a sujeira das lápides e colocar a sujeira fresca na superfície da trama. Este é um processo representativo da piedade filial e do respeito pelos antepassados, comum na cultura sul-coreana.

• Festa

Para relaxar e desfrutar da companhia da família após um verão e primavera movimentados, as pessoas na Coréia do Sul comemoram Chuseok através de um grande banquete. Esta refeição elaborada consiste em vegetais locais que estão na estação, juntamente com alguns favoritos que se tornaram um aspecto regular do feriado de Chuseok.

• Chuseokbim (추석빔)

Assim como os chineses compram roupas novas durante o Ano Novo lunar, é costume da Coréia do Sul comprar roupas novas antes de Chuseok. Tradicionalmente, os sul-coreanos compravam roupas tradicionais para comemorar o feriado. Enquanto algumas pessoas ainda mantêm as antigas tradições de Chuseokbim, muitos sul-coreanos optam por comprar vestidos e ternos de estilo ocidental. Isso lhes permite celebrar o feriado do meio do outono com roupas bonitas, além de ter roupas práticas para o futuro.

• Ssireum (씨름)

 

 

Esporte popular em muitas regiões da Coréia do Sul há muito tempo, o Ssireum é um tipo de luta livre que tem fortes laços com o feriado de Chuseok. Em algumas áreas da Coréia do Sul, são realizadas grandes competições de Ssireum para determinar o homem mais forte entre as aldeias. A forma como o concurso funciona é que dois homens entram no ringue e lutam até que uma das partes superiores do corpo toque o chão. A pessoa cuja parte superior do corpo tocou o chão é eliminada e um novo desafiante entra no ringue. Isso continua até que não haja mais adversários. A última pessoa que está no ringue quando todos os adversários foram eliminados é considerada o vencedor e o homem mais forte. Este vencedor recebe um título declarando-o como o homem mais forte e algum tipo de prêmio, dependendo da vila e região. Às vezes, esse prêmio é um bezerro, uma grande oferta de arroz ou outro item útil.

• Ganggangsullae (강강술래)

Tradicionalmente, as mulheres coreanas usavam hanboks e se reuniam em um grande círculo enquanto ligavam as mãos. Enquanto estavam nesse círculo, as mulheres participavam de uma dança circular chamada Ganggangsullae.

Essa dança é muito rítmica e geralmente é executada enquanto se canta uma música. É comum que o Ganggansullae seja realizado durante Chuseok por diversão e para honrar as tradições culturais que cercam o feriado.

• Comida

Como Chuseok é um feriado orientado para um grande banquete, também há uma grande variedade de comida sul-coreana única que é saboreada. Um dos alimentos mais comuns para festas de Chuseok é o songpyeon. Songpyeon é um bolo de arroz doce que é apreciado como um lanche ou sobremesa. É composto de massa de arroz em pó que foi recheada com sementes de gergelim, feijão vermelho, castanhas e outros recheios que variam de região para região. Songpyeon é cozido no vapor e coberto com agulhas de pinheiro para um perfume fresco. Durante Chuseok, os sul-coreanos também desfrutam de bebidas com seus amigos e familiares.

• Locais de Celebração

Muitas atividades, como rituais ancestrais, performances ao vivo, criação de cantores e artes marciais, podem ser apreciadas em toda a Coréia. Alguns dos locais mais populares para celebrar o Chuseok incluem:

Korean Folk Village

Palácio Changdeokgung e Huwon

Santuário Jongmyo

• Costume tradicional na Coréia moderna

Outra tradição Chuseok na Coréia moderna é a doação de presentes. Os coreanos apresentarão presentes não apenas a seus parentes, mas também a amigos e conhecidos de negócios (trabalho) para mostrar seu agradecimento e apreço. Algumas idéias comuns de presentes são cortes de carne de alta qualidade, frutas frescas, como por exemplo maçãs e conjuntos de presentes de tudo, desde lanches coreanos tradicionais a itens úteis, como xampu. Se você olhar em torno de supermercados e lojas de departamento antes do feriado de Chuseok , sem dúvida encontrará uma enorme variedade de conjuntos de presentes à venda. O “spam gifth“, que é extremamente popular na Coréia, é na verdade um dos conjuntos de presentes mais populares para quem está próximo e querido.

Os ”spam gifts” são exibidos antes do Chuseok, alguns dos quais incluem garrafas de óleo de cozinha.

Esses conjuntos de presentes contêm biscoitos coloridos e outros petiscos coreanos tradicionais.

Chuseok é portanto um feriado coreano de outono, centrado em ricas tradições culturais e em laços familiares.❤️

‘Feliz Chuseok’! 🎉👘

Fontes [links] : [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ]  [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] 
Tradução/Adaptação: Girl Group Stan
© Citar os créditos da publicação

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER

Fazer um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.