DIA DO HANGUL
❖ DIA DO HANGUL — também chamado Dia da Proclamação do Hangul ou Dia do Alfabeto Coreano — é uma festividade nacional coreana que assinala a invenção e proclamação do Hangul, o alfabeto da língua coreana, pelo Rei Sejong, o Grande. Comemora-se no dia 9 de Outubro na Coreia do Sul e no dia 15 de Janeiro na Coreia do Norte.
❖ HISTÓRIA
O objetivo do Dia de Hangul é celebrar a formação do alfabeto coreano, ou Hangul. Este é um dia de orgulho e reflexão histórica para muitos sul-coreanos. A decisão de implementar o alfabeto Hangul teve muitos efeitos sobre o estado da Coreia do Sul e seu povo.
Por essa razão, o alfabeto e as mentes por trás de sua criação são honrados neste feriado. O Dia de Proclamação de Hangul é comemorado em 9 de outubro de cada ano. O feriado também é comemorado na Coreia do Norte em 15 de janeiro de cada ano, mas os norte-coreanos referem-se a ele como o Dia de Chosongul.
HISTÓRIA
A história em torno do Hangul Day na Coreia do Sul é longa e interessante. Os eventos que levaram à atual forma do feriado começaram no século 15
1446
Em 1446, o alfabeto hangul foi criado pelo Rei Sejong da Coreia. Em um esforço para criar uma forma de escrita que é muito mais simples do que o sistema de escrita chinês que foi usado antes de 1446, Sejong publicou seu novo alfabeto e um guia para usá-lo para se comunicar em uma publicação conhecida como “Hunmin Jeongeum”. O alfabeto hangul foi um grande sucesso e aumentou a taxa de alfabetização da população coreana.
1926
Depois de usar o alfabeto hangul por muitos anos, a Sociedade Hangul realizou o 480º aniversário do sistema de escrita. Esta foi a primeira celebração realizada em honra do alfabeto e começou a moldar o Dia da Proclamação Hangul como é atualmente conhecido hoje. Como a data exata do nascimento do alfabeto hangul era desconhecida nessa época, a Sociedade Hangul realizou esta primeira festa em 4 de novembro.
1931
Em 1931, estudiosos chegaram à conclusão de que o alfabeto hangul provavelmente foi lançado na Coréia pelo Rei Sejong em 28 de outubro. Por essa razão, a Sociedade Hangul mudou a data do feriado de 4 de novembro a 28 de outubro.
1934
Alguns anos depois, ajustou a data da celebração do Calendário Juliano que pode ter sido usada durante o tempo da criação do alfabeto hangul. A Sociedade Hangul mudou a data mais uma vez. Desta vez, a data do Dia de Proclamação de Hangul foi movida por apenas um dia, de 28 de outubro a 29 de outubro.
1940
Em 1940, estudiosos coreanos descobriram uma cópia original do “Hunmin Jeongeum Haerye”, o livro com o qual o Rei Sejong distribuiu o sistema de escrita hangul. Este livro também continha a data de publicação original. Esta data afirmou que o livro foi publicado no 10º dia do 9º mês. Depois de traduzir o calendário lunar de 1446 para o calendário gregoriano, os estudiosos chegaram à conclusão de que o sistema de escrita nasceu em 8 de outubro de 1446. Como resultado, a Sociedade Hangul soube da data real de nascimento do sistema de escrita coreano. Esta nova data foi aplicada ao feriado e permanece assim hoje.
1945
No meio da década de 1940, a Coréia do Sul foi estabelecida como um estado nacional independente. No mesmo ano da criação do país, o governo da Coréia do Sul declarou que o Dia de Proclamação de Hangul seria um feriado nacional. Durante este dia, o povo sul-coreano refletiria sobre a história que levou o país à sua forma atual.
1991
Depois de quase 50 anos de pouca mudança, o reconhecimento do Dia de Proclamação de Hangul foi contestado em 1991. Depois que lobistas corporativos convenceram o governo da Coreia do Sul que mais dias de trabalho deveriam ser adicionados ao calendário nacional, o Dia de Proclamação Hangul perdeu seu status como público nacional feriado.
2012
Quase 20 anos depois que o Dia de Proclamação de Hangul perdeu seu status como feriado nacional na Coréia do Sul, a Sociedade Hangul fez um apelo ao governo para restabelecer o feriado em 9 de outubro de 2012. Em 1 de novembro de 2012, a Sociedade Hangul obteve sucesso e o Sul O governo coreano tomou a decisão de restabelecer o Dia de Proclamação Hangul.
2013
O Dia de Proclamação de Hangul foi comemorado como um feriado nacional pela primeira vez desde 1991 em 8 de outubro de 2013. Os sul-coreanos celebram o Dia de Proclamação de Hangul todos os anos desde então.
Efeitos do Alfabeto Hangul
Um dos principais motivos para a implementação do alfabeto hangul pelo Rei Sejong foram as muitas pessoas da Coreia que lutaram para se tornar alfabetizadas.
A causa deste problema na Coreia foi a falta de programas educacionais que pudessem ensinar eficientemente as pessoas a ler e escrever usando os caracteres chineses existentes. Para resolver este problema, o Rei Sejong cria o alfabeto hangeul e o sistema de escrita.
Com essas novas ferramentas, o povo da Coreia aprendeu rapidamente a ler e escrever. Isso ampliou o acesso a mais educação e permitiu que os coreanos alcançassem empregos com salários mais altos tanto na Coréia como em todo o mundo.
Muitas elites coreanas estavam cautelosas com a crescente educação da classe trabalhadora, mas as pessoas em toda a Coréia ainda continuavam a aprender e expandir seu potencial. Acredita-se que o alfabeto hangul e os esforços do Rei Sejong tenham contribuído para o sucesso da atual Coreia do Sul. Para honrar o rei Sejong e seu sistema de escrita, uma estátua dele foi erguida em Seul.
Celebração
Muitos sul-coreanos não participam de grandes celebrações durante o Dia Hangeul. Em vez disso, eles geralmente ficam em casa e aproveitam um dia de folga do trabalho. As pessoas também podem ir em um passeio curto com amigos e familiares.
O Dia da Proclamação de Hangul homenageia a história e o orgulho do povo sul-coreano.
No Hangul ou hangeul (em coreano: 한글) cada bloco silábico do hangul consiste de no mínimo duas e no máximo cinco entre 24 letras, das quais 14 são consoantes e 10 são vogais.
❖ Os Hangul básicos são:
ㅏ [a]
ㅑ [ya] (dica: nas vogais iotizadas, o som de “y” é de semivogal, a tonicidade cai sobre a vogal “a”)
ㅓ [eo/u]
ㅕ [yeo]
ㅐ [ae]
ㅒ [yaé]
ㅗ [ô]
ㅛ [yô]
ㅜ [u]
ㅠ [yu]
ㅔ [ê] (dica: hoje em dia não há mais diferença prática entre o som de “é” e “ê”)
ㅖ [yê]
ㅣ [i]
ㅡ [eu] (pronuncia: ‘ugh’)
ㅘ [wa] (dica: nas vogais duplas, a primeira tem som de semivogal e a segunda de vogal)
ㅙ [we]
ㅞ [wê]
ㅚ [wé] (OBS: mesmo escrito com “ㅗ” e “ㅣ” a pronuncia é com som de “wé”)
ᅱ [wi]
ㅢ [ɨi] (dica: hoje em dia é mais comum se pronunciar “ɨ”, “i” ou “wi” dependendo do caso)
ㅝ [wô]
ㅂ [p/b]
ㅈ [ch/j]
ㄷ [t/d]
ㄱ [k/g]
ㅅ [s]
ㅁ [m]
ㄴ [n]
ㅇ [mudo / ng]
ㄹ [r/l]
ㅎ [h] (dica: “h” aspirado como na palavra inglesa “house”, ar passa livre pela garganta)
ㅋ [Kh] (dica: nas consoantes aspiradas, simbolizadas com “h”, o ar passa livre pela garganta e é projetado pela boca,)
ㅌ [T]
ㅊ [ch]
ㅍ [Ph]
ㅃ [pp] (dica: nas consoantes tensionadas, simbolizadas com ‘, os sons são curtos e tensionados na garganta antes de se completarem)
ㅉ [jj]
ㄸ [tt]
ㄲ [kk]
ㅆ [ss]
❖ Fonte – Public Holidays Global